quinta-feira, 11 de novembro de 2010

La Venecia Portuguesa


La Venecia Portuguesa (Em espanhol) ou a Veneza Portuguesa é o apelido que deram pra esta cidade turística de Portugal, cujo nome verdadeiro é Aveiro.  Optei por começar com este nome espanhol porque foi a primeira vez que saí com os espanhóis com quem eu moro. Também foi a primeira vez que fui visitar uma cidade turística daqui que não seja Porto. E como vocês devem saber aqui na Europa você vai a qualquer canto de trem, e foi assim que viajamos. O legal é que mineiro tem mania de falar trem, mas quase não anda nele. Aqui que a gente tem trem pra andar, temos que falar outro nome! Tenso não é? Pois é, o trem daqui se chama comboio e se parece com o metrô. Não entendeu nada? Pra elucidar seu raciocínio imagine um trem que te leva a distancias razoáveis (tipo as estações do metrô), agora imagine que esse trem é elétrico (tipo o metrô) e por fim imagine que a aparência é semelhante ao metrô. Pois então não é o metrô, este é se chama comboio, o metrô é outra coisa!

E como íamos de comboio (trem), combinamos de sair cedo, pois não sabíamos os horários de partida. Esse é o mais legal de tudo! Aqui você tem a opção de decidir viajar e simplesmente não saber pra onde vai. O que você decidir está feito, pois há passagens pra todos os lugares. E como de costume eu sou bastante pontual, quase perdemos o trem, pois eu não estava pronto na hora combinada! E ainda saindo na correria esqueci-me de pegar os óculos, mas isso é mero detalhe.

Chegando a estação pegamos os bilhetes (Apenas 2,20 euros) e fomos para Aveiro.  A viagem demorou cerca de 01h30min e chegamos lá perto por volta das 10 horas. Sorte nossa que a cidade era pequena e deu pra visitar 90% dela (faltaram as praias e o forte).

Aveiro é chamada de Veneza portuguesa porque assim como a mesma, o mar adentra cidade a fora.  Mas as semelhanças param por aí. Em Veneza o mar praticamente invade a cidade. Já em Aveiro além dessa invasão ser menor, ela assume a forma de canal o que faz parecer bastante com ribeirões que cortam as cidades. Mas isso não tira o charme da cidade, coisa que eles aproveitaram muito bem, pois há até passeio de gôndolas pela cidade. Aqui vai uma foto de um dos canais de Aveiro:
 Figura 1: Um dos canais de Aveiro

O grande charme da cidade da cidade está concentrado nestes canais e nos passeios de gôndolas, mas é claro que existem outras coisas pra se verem em Aveiro também como museus, igrejas (um milhão delas. Super comum aqui em Portugal as cidades terem mais igrejas do que cidadãos), praias, mercado, forte e a universidade de Aveiro também que é bem bonita.

Ficamos na cidade até começar a anoitecer e então decidimos voltar, pois a noite não daria pra ver as coisas direito. Pra voltar também não houve complicação. Compramos as passagens, pegamos o comboio e “pá”: chegamos em casa super cansados, pois andamos o dia todo feito loucos hahaha. ¡Hasta la vista amigos!

Quote do Post:  "Eu sou irrelevante. O futuro que acalento em minhas mãos é o que importa."

Música do Post:  System of Vila – Chaves a Suey

Nenhum comentário:

Postar um comentário