quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Mestrado!

Fala pessoal! Demorei em fazer este post por causa de alguns motivos. Dentre eles estava que eu ainda havia assistido poucas aulas e, portanto não tinha muita base para fazê-lo!

Então, voltemos a temática principal. Sim! O tema é este mesmo: Mestrado! Mas como mestrado se eu ainda nem fiz a minha graduação? Calma lá! Ainda não estou fazendo mestrado, apenas algumas matérias hahaha! Descobri por boatos que nós os Erasmus (Erasmus são os estudantes de intercâmbio) podíamos fazer matérias do mestrado daqui. Até então eu já tinha feito o meu plano de estudos com míseras matérias da graduação! Não satisfeito tentei me arranjar por aqui e trocar as matérias.  Digo que não foi tão fácil assim. Achava que era só pedir e fazer, mas a diretora do curso fez uma averiguação se eu havia conhecimento para fazer as matérias (leia-se olhar o histórico escolar). Como eu já fiz 5º Períodos no Brasil, isso não foi dificuldade. Autorizado a troca de cursos meu plano ficou assim:

·         - Programação Paralela e Distribuída
·         - Sistemas Distribuídos e Móveis
·         - Teoria da Informação
·         - Tecnologias WEB
·         - Sistemas e Aplicações

As três primeiras do mestrado e as duas últimas da graduação. O mestrado daqui é integrado com a graduação e ao que me parece não exige uma dissertação ou um projeto inicial. Daí a facilidade de fazer matérias do mesmo. Com essa embromação de trocar de disciplinas eu demorei a fazer a minha matrícula e até então eu já assisti poucas aulas. E as aulas práticas ainda não começaram na maioria das matérias (começarão semana que vem). Falar em prática, eu observei que aqui possui 12 laboratórios. Todos com Linux e alguns com Windows (não todos).

As matérias do mestrado são lecionadas no segundo andar e as salas são menores (lógico, por que tem poucos alunos). A média de alunos no mestrado é de 10 a 15 pessoas. Já na graduação a sala de aula são os anfiteatros. Parece com aquelas salas das faculdades americanas que a gente vê nos filmes. Para quem estuda na PUC pode imaginar o prédio 30 como referência (bastante menor lógico). As aulas daqui apesar de terem um tempo de “contato” menor, são bem puxadas. Não há exemplos, nem exercícios, nem correções! Apenas matéria e mais matéria sendo enfiada no seu miolo. Quanto a isso, acho ruim, pois impede a fixação do aluno.

Aqui o sistema de aulas também é diferente. Eles enfiam matéria na sua cabeça até o fim do ano! Daí em janeiro e fevereiro você vai fazer as provas de tudo que você aprendeu. Na teoria é isso daí. Na prática o professor pode adequar a sua disciplina do jeito que lhe convir. A maioria divide as provas em tempos, assim como no Brasil. Para você ser aprovado, basta ter uma média que eu considero baixa (não me lembro direito, acho que é 45 ou 50%). Mas para fazer os exames finais você precisa ter uma média nos trabalhos e testes, caso contrário, já é reprovado diretamente. O índice de reprovação aqui é alto, mas confesso que ainda não consegui entender onde que está o terror das reprovações (acho q vou conseguir explicar isto mais tarde).

As aulas daqui são de manhã e de tarde e acho que por causa disto vai ser difícil a arrumar um emprego. Quanto aos professores eles parecem serem bons. Apesar de aqui ser um país de língua portuguesa o sotaque é difícil de entender. Pra entender os professores exige muita concentração. Alguns são fáceis de entender, outros, não-entendíveis.

O curso de Computação (Ciência de Computadores aqui em Portugal) tem um prédio só pra ele e a estrutura do prédio e laboratórios é de alta qualidade. A única coisa que deixou a desejar é a limitação de software que é oferecido, perdendo em muito para a PUC.

Os universitários daqui são engraçados. Os calouros tomam trote e depois de um ano na faculdade eles podem usar a capa do Batman (deve ser pra se sentir mais fodões). Mas de qualquer forma são todos meus calouros, afinal estou no MESTRADO! Mwahahaha! (riso maléfico mode on).

Bom, eu acho que é isto aí. Se eu me esqueci de comentar algo sobre as aulas, é só falar que eu explico num próximo post. Agora que as aulas começaram é trabalhar duro para não dar vexame!

OBS: Para não desonrar a tradição, tratei de chegar atrasado às aulas hahahah! Estava com intenção de fazer cursos de idiomas também (italiano e alemão, ou espanhol e alemão), mas como tinha que pagar acabou que desisti. Daí estou aproveitando que moro com 2 espanhóis e 1 cubano pra tentar aprender espanhol sozinho. Se vai dar resultado? Falo daqui a alguns meses! ¡Hasta La Vista!”

Quote do Post: “O único lugar aonde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.” – Albert Einstein

Música do Post: Dead Fish – Queda Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário